SÓCRATES - PORTAL ESPÍRITA E FILOSÓFICO SAUDADE E ADEUS
Saudade e Adeus - Tatiana Madjarof Bussamra - Página Inicial

 

 Saudade e Adeus

 

Sócrates

Assista Online e na Íntegra

 

SÓCRATES

 Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), esta superprodução européia é a cinebiografia de Sócrates (470 - 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade.

Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: "Apologia", discurso de defesa do filósofo; "Críton", em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e "Fédon", com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Inédito no Brasil, Sócrates é mais uma aula de cinema de Rossellini e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.

O filme mostra o período pós-guerra entre Atenas e Esparta, cidades-Estado da Grécia. Atenas foi subjugada por Esparta, e alguns dos valores e virtudes democráticos antes defendidos pelos detentores do poder, deram lugar ao comodismo e à aceitação pacata de novos valores. Esses valores surgiram com o intuito de preservar a hegemonia e a herança gloriosa, do título de construtora do conhecimento e berço dos mais célebres filósofos que Atenas possuía.

Atenas era, também, essencialmente voltada a Divindade, que era concebida como detentora de todos os dons que eram dados aos humanos.

Sócrates, (470 - 399 a.C.), era um desses filósofos, que com o seu método particular de busca da razão através do questionamento das idéias através do diálogo, a maiêutica, teve muitos discípulos. Mas jamais atribuía a si a autoridade do saber, como demonstra em alguns dos seus diálogos, tais como, "Só sei que nada sei" e "Conhece-te a ti mesmo", criando assim um ponto de partida para as suas concepções acerca da retidão humana e da moral.

Acreditava, portanto, que a maldade vinha da ignorância, e que, portanto, a prática da bondade era pressuposto de quem já conhecia a própria verdade, como virtude humana.

Título Original: Socrate
Gênero: Drama/Filosofia
Direção: Roberto Rossellini
Elenco: Jean Sylvère, Anne Caprile, Antonio Medina, Ricardo Palacios, Beppe Mannaiuolo
Tempo: 120 min.
Lançamento: 1971

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

 

 

 

Se você gostou desse filme, ajude a divulgar o link para os seus amigos do Facebook, Twitter, Orkut, E-mail etc., para que possamos continuar atualizando sempre.

 

    Retornar Para Filme    

SIGA O SAUDADE E ADEUS NO TWITTER

Siga o Saudade e Adeus no Twitter

 
 

 

MUNDO DA FILOSOFIA

 

 

 


Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade